Mostrando postagens com marcador Receitas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Receitas. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Refogado de Berinjela

Nunca fui fã de berinjela, tem um gosto esquisito, amarga, ui! Quando vou a um restaurante passo longe dela, rs. Porém minha sogra veio com uma receita que me conquistou e com berinjela! Mesmo não gostando, decidi experimentar e pedi a receita. Uso o refogado como recheio de pão, e é muito saudável.
Ontem fiz a receita. Só não gostei da marca de azeitona que comprei. Horrível! A receita rende umas 6-7 xícaras e pode ser congelada.

Receita Refogado de Berinjela
Ingredientes:
-3 berinjelas de tamanho médio cortadas em cubos médios
-1 cebola grande picada
-2 dentes de alho
- salsa, cebolinha e sal à gosto
-1 pimentão grande vermelho, cortado em tirinhas finas
-1 pimentão grande amarelo,  cortado em tirinhas finas
-meio pote de azeitona cortada (pode ser verde quanto preta)
-passas à gosto
-castanha de caju ou amendoim á gosto cortadinho
-azeite á gosto (eu coloco 1 xícara e meia)
-orégano (opcional)
-muito azeite de oliva

Como fazer:
Coloque a berinjela de molho em água com sal e enquanto isso pegue uma panela (a que vc usará pra cozinhar a berinjela) e leve ao fogo com água e sal. Eu geralmente aproveito pra cortar os temperos nessa hora do molho enquanto a água ferve. Quando a água estiver fervendo, deslique o fogo. Tire a berinjela do molho e jogue água quente nela, pode até deixar em molho na água quente. Refogue o alho e a cebola em 2 colheres de sopa de azeite de oliva, tire a berinjela do molho de água quente e jogue na panela. Mexa pra envolve-la com o refogado e depois jogue os pimentões, salsa, cebolinha. Prove se está bom de sal, e não esqueça que a azeitona tem sal, pra não ficar muito salgado. Quando a berinjela ficar bem molinha (muda até de cor), desligue o fogo, coloque as passas, castanhas, azeitona, orégano e o azeite e mexa. Pronto!

domingo, 17 de abril de 2011

Patê de abacaxi (versão light)

Receita do livrinho da minha sogra. A receita original vai creme de leite e maionese, mas a nutricionista me sugeriu trocá-los por iogurte natural desnatado e requeijão light ou zero. E saiu uma delícia (as duas versões). Comer com pão ou torradinha, no lugar dos embutidos (peito de peru, presunto, entre outros) cheios de conservantes. Segue a receita:

Ingredientes:
- 1 abacaxi cortadinho ou ralado grosso
- 2 colheres de açucar
- 1 copo de 200 ml de iogurte natural desnatado
- 1 copo de requeijão light ou zero (250g)
- salsa, cebolinha à gosto
- 1 cebola média
- 1 dente de alho
- fondor (opcional) ou sal à gosto
- 1 sachê de gelatina sem cor e sem sabor

Modo de fazer:
Primeiramente levar o abacaxi com o açucar para ao fogo e mexer até a água do abacaxi secar. Deixe esfriar. Enquanto o abacaxi esfria, corte o alho e a cebola. Coloque a cebola de molho na água por alguns minutos, coe. Junte a cebola com o alho e leve ao fogo até dourá-los. Deixe esfriar.
Dissolva a gelatina em duas colheres de água quente (a ordem é colocar a gelatina na água, não o contrário!). Reserve.
Bater no liquidificador o iogurte natural, o requijão, a cebola, alho e fondor ou sal (verificar se está bom de sal). Despejar a mistura numa vasilha e juntar a cebolinha, salsa, a gelatinha e o abacaxi. Levar à geladeira. Dentro de 1 hora o patê está pronto.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Bolo de Banana Light (Diet!!)

Tenho várias receitas light em casa, mas só vou postar o que realmente fiz e deu certo. Ontem fiz um bolo de banana que saiu gostoso, mas da próxima vez coloco menos adoçante, coloquei 1/3 xícara e não sou fã muito de bolo doce. Tem a opção de usar açucar, mas além de um bolo light, queria um bolo diet. São 75% menos de calorias.

Ingredientes:
3 a 4 bananas pratas maduras (mais 2 para enfeitar)
3 ovos
1 1/2 xícara de açucar ou 1/3 xícara de adoçante para forno e fogão
3 colheres de margarina light
1 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de aveia
Canela em pó a gosto
1 colher (sopa) de fermento em pó

Preparo:
Bata no liquidificador as bananas, os ovos, o açucar ou adoçante e a margarina. Transfira para um vasilha e misture com farinha, a aveia, a canela. Por ultimo, acrescente o fermento. Se a massa ficar muito grossa, a minha dica é colocar leite desnatado. Coloque em um forma untada e enfarinhada, acrescente os pedações restantes de banana por cima (eu tb coloquei no meio). Polvilhe com canela e leve ao forno preaquecido em temperatura média por mais ou menos 40 minutos.

Hoje eu comi o bolo com uma fatia de queijo para cortar o doce, pra vcs verem que não sou muito chegada num docinho. Quando eu engordo é porque como muita massa. O único doce que me faz a cabeça é chocolate, agora é época de muito chocolate. Geralmente só como final de semana, mas quando a TPM chega como no meio da semana, 1 quadradinho é 1 ponto. No problem!

quinta-feira, 24 de março de 2011

Ufa! Não perdi, nem ganhei

No post anterior disse que eu tinha boicotado a dieta essa semana, mas hj me pesei e não ganhei peso (UFA!), nem perdi. Fiquei apreensiva de ganhar o que eu tinha perdido. Eu acho que não engordei por causa da natação e da musculação, além do pilates onde a professora nova bota pra quebrar, é praticamente uma musculação. Na terça pedi pra ela preparar uns exercícios para a parte interna da coxa (OH lugarzinho difícil de definir!!!) e para o "sovaco saltitante" (como disse Ivete Sangalo, kkkkk).

Eu descobri porque essa semana estou tão gulosa: TPM (TÔ PRA COMER MUITO!HAUAHAAHAUAHAUAHA). A Dieta que eu tô fazendo não passa fome, mas tem alguns alimentos que não pode durante a semana, como biscoito com gordura trans, batata frita, sorvete, chocolate, bolo de aipim. Isso foi o que comi desde domingo. Claro, que uma vez na semana pode escolher uma refeição pra comer livre o que quiser, mas eu comi essa semana toda. Então, hoje vou controlar minha ansiedade e vou comer uma saladinha com salmão e arroz integral ou feijão preto.

Hoje preparei a vitamina abaixo pro café da manhã:
1/2 xícara de cereal All Bran
1 xícara de leite desnatado
1 banana prata
1 colher de sopa de mel
2 colheres de chá de Whey (opcional, pra tomar antes do treino de musculação - se não fizer trabalho de força, NÃO TOME)

Meu lanche (trouxe pro trabalho):
Lance 01 (10h-11h): 6 amendoas + 1 kiwi
Lanche 02 (15h-17h): 1 potinho de iogurte desnatado + 1 kiwi

O jantar o mesmo de sempre: sanduba de pão integral com queijo, presunto, tomate, alface, gergelim, linhaça

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Até dia 17 de dezembro...

Ainda estou correndo atrás da minha meta de perder 2kg até 17/12 (lembrando da meta) e não está sendo fácil, ai...Final de semana, feriadão, semana que vem tenho um jantar com meu amore num restaurante de massas. Claro, que não é por causa de um dia que estraga a dieta toda, mas eu tenho saído todos os dias da dieta. Gente, eu estava comendo dois pães à noite, isto aconteceu porque meu namorado voltou a fazer natação e passa na padaria que é no caminho e traz sempre pão de batata e outro pão. Ai, eu não resisto, como os dois tipos. Pelo menos não engordei por conta das minhas atividades físicas. Alguém se habilita a entrar na meta comigo? Ontem, meu cardápio foi:
Café da manhã:
-Ração humana (com leite desnatado). Atenção: beber pelo menos 2 litros de água por dia
Lanche:
-3 amendoas
Almoço:
- salada verde, tomate
-filé de frango grelhado (tamanho palma da mão)
-arroz integral (1colher de sopa)
-feijao (1 colher de sopa)

Lanche:
-2 damascos + um punhadinho de passas
Jantar:
- pão sírio integral
-2 fatias de queijo mozarela (pequei! podia ser minas frescal)
-4 colheres de berinjela com passas, azeitona, azeite, castanha de cajú (receita da minha sogra, posto em seguida)
-suco de graviola (podia ser retirado, mas meu amore fez pra mim...)

Receita Berinjela
Ingredientes:
-3 berinjelas tamanho médio cortadas em cubos médios
-1 cebola grande picada
-2 dentes de alho
- salsa, cebolinha e sal à gosto
-1 pimentão grande vermelho, cortado em tirinhas finas
-1 pimentão grande amarelo,  cortado em tirinhas finas
-meio pote de azeitona cortada (pode ser verde quanto preta)
-passas à gosto
-castanha de caju ou amendoim á gosto cortadinho ou separado
-azeite á gosto (eu coloco 1 xícara e meia)

Como fazer:
Coloque a berinjela de molho com sal e enquanto isso pegue uma panela (a que vc usará pra cozinhar a berinjela) e leve ao fogo com água e sal. Eu geralmente aproveito pra cortar os temperos nessa hora do molho e esperando a água ferver. Quando a água estiver fervendo, deslique o fogo. Tire a berinjela do molho e jogue água quente nela, pode até deixar em molho na água quente. Refogue o alho e a cebola em azeite (2 colheres), tire a berinjela do molho de água quente e jogue na panela. Mexa pra envolve-la com o refogado e depois jogue os pimentões, salsa, cebolinha. Prove se está bom de sal, e não esqueça que a azeitona tem sal, pra não ficar muito salgado, coloque menos sal do que vc acha bom. Quando a berinjela ficar bem molinha, muda até de cor, desligue o fogo, coloque as passas, castanhas, azeitona e o azeite e mexa. Pronto! Gostoso e saudável e utilizo como recheio de pão.